segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Você conhece a Arara-Azul-de-Lear?

A Arara-Azul-de-Lear é uma espécie endêmica da caatinga do nordeste da Bahia. Rara e valiosa sofre com a captura de indivíduos para abastecer o comércio ilegal de animais silvestres, e com a redução de seu principal item alimentar, o licuri, um tipo de palmeira encontrada no sertão brasileiro.
Devido ao alto risco de extinção da espécie, foi criado um Programa de conservação. Ações emergenciais envolvem censos, envolvimento e conscientização da comunidade, aquisição de sítios de reprodução, recuperação e manejo de licuri, monitoramento das aves e estudo do comportamento reprodutivo.
Nos períodos de baixa produtividade de licuris, as araras atacam as roças de milho causando prejuízos aos pequenos agricultores que as utilizam para subsistência e para alimentar seus animais. Como conseqüência, os agricultores chegavam a atirar nas araras, ocasionado sua morte ou a amputação de partes do corpo, impossibilitando sua sobrevivência em vida livre. 
Com isso foi necessário a implantação de alternativas de geração de renda para as comunidades locais, melhorando assim a sua qualidade de vida e consequentemente a conservação do ambiente necessário para a manutenção das populações das araras.
Os produtos resultantes desta iniciativa geram renda nas áreas de ocorrência das Araras Azuis de Lear e assim colaboram para a conservação dessa espécie, seu ambiente e das pessoas que vivem por lá! Quer conhecer mais?