quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Licuri. Já ouviu falar?

Traçar o próprio destino através do trabalho. É assim que homens e mulheres no sertão da Bahia estão transformando uma atividade que era mero passatempo, em oportunidade de geração de trabalho e renda. Produzem objetos feitos a partir da palha do licuri, uma palmeira muito encontrada na caatinga brasileira que serve como fonte de alimento da arara azul de lear.
A produção de peças com base em palha de licuri começou com a confecção de objetos utilitários para os romeiros. O trabalho de resgate e valorização do artesanato envolve 05 comunidades que se organizaram em torno de uma associação e trabalham hoje com foco no mercado, praticando manejo sustentável apoiadas pelo Programa de Conservação da Arara Azul de Lear.
Essas iniciativas criaram uma cultura de cooperação que hoje garante uma renda mais digna aos associados. Pessoas que assistiram a força da fé originar cidades e o fenômeno do êxodo do sertão. Presenciaram e viveram o fenômeno do Messianismo, do Cangaço. Sentiram de perto o poder do corolenismo. Moradores que integram os municípios com os menores índices de IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil.
Hoje, novamente quando o emprego escasseia ou falta, a busca de alternativas para o sustento da família é encontrado nas áreas rurais, através do estímulo de programas como este. Integrados, transmitiram o conhecimento e o reconhecimento das potencialidades e vocações locais, da valorização das culturas tradicionais, caminhando para um futuro sustentável no que se refere ao uso da matéria-prima natural, ao aviltamento dos preços dos produtos e a grande representação simbólica de produtos com tanto propósito.
http://casadavila.com.br/despensa/produtos_detalhe.php?cod=1015