segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sabe onde fica esse lugar?

Mundialmente conhecido por ser onde o temível bandido Lampião foi exposto depois de morto e os cangaceiros foram decapitados, a região foi palco da famosa foto das cabeças empilhadas numa escadaria, atualmente exposta em um museu local, onde trabalha hoje um dos policiais que prenderam Lampião e seu bando.
O local abriga uma das maiores beleza do Brasil – os cânions do majestoso Rio São Francisco, atraindo a população para a atividade pesqueira desde a década de 70.
Neste cenário de contrastes, em meio ao árido agreste nordestino, surge uma iniciativa para consolidar a piscicultura (criação de peixes) na região de forma sustentável, capacitando produtores, técnicos, pesquisadores e estudantes para a atividade. Atende a cerca de 330 produtores em 15 municípios e é composta por 04 cooperativas, 09 associações e colônias de pescadores.
Uma das atividades apoiadas pelas suas ações é a produção de objetos feitos a partir do couro dos peixes, o que proporciona o aproveitamento da pele de tilápia, até então descartada como resíduo.
A iniciativa promoveu a capacitação de pequenos produtores em controle de qualidade, absorção de tecnologias e incorporação de um modelo de design. Com isso, buscam o fortalecimento da capacidade produtiva e de comercialização das populações locais, criando oportunidade de emprego e renda e a conservação destes valiosos territórios sabiamente manejados pelas comunidades locais. 
http://casadavila.com.br/despensa/produtos_detalhe.php?cod=755