quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Produtos com Propósito







A região dos pampas é berço de uma tradição e costume típico marcante – a tosquia de ovelhas.
A tosquia acontece somente uma vez por ano, quando o inverno acaba, pois a camada de lã é a proteção térmica dos animais, mas tem de ser retirada assim que o frio passa porque o calor intenso do verão causa muito desconforto e pode levar à perda de peso e até a morte dos animais.
E ao contrário do que muita gente pensa, a retirada da lã na época correta é um bem para os animais porque estimula maior ingestão de alimentos, melhorando a condição corporal das ovelhas e a maior produção de leite para os cordeiros. Se o método de tosquia for racional, como o “tally-hi”, também no processo de retirada da lã não há sofrimento. No fim, cada bichinho tem, em média, cerca de 4 kg de lã, que será lavada, cardada e penteada, para depois virar fio.
Buscando cumprir seu papel na geração de emprego, renda e inclusão social através da agricultura familiar, foi lançado no extremo sul do Brasil um projeto que busca a organização de pequenos produtores de lã, a valorização dos recursos naturais regionais, o conhecimento das habilidades e potencialidades locais para a construção de uma comunidade sustentável.
O projeto reúne produtores de vários municípios e resultou em uma coleção de acessórios feitos a mãos por mulheres, em sua maioria da zona rural e bairros da periferia, orientadas e capacitadas por uma equipe de design. A matéria prima utilizada é a lã pura de carneiro, através do aproveitamento complementar da produção tradicional da ovinocultura da região.
Essa identidade regional se incorpora à paisagem, com seus imensos campos verdes e matas ciliares nativas. Um dos mais representativos ícones do regionalismo gaúcho, os rebanhos de ovelhas fornecem inspiração e matéria-prima para uma coleção de acessórios de design arrojado, produzida com delicadeza e apuro técnico pelas comunidades da região.
Regionalismo que se refina culturalmente, ao buscar em suas raízes a força criativa e a evolução das tecnologias que nos levam ao futuro, o qual queremos sempre mais belo, humano e justo.
http://casadavila.com.br/despensa/produtos_detalhe.php?cod=366