sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Consumo com Propósito

“O consumidor é essencial. Mais do que conhecer as ações que já estão sendo realizadas, ele precisa mudar o seu comportamento e seus hábitos de consumo. São as ações individuais que fazem o Plano dar certo na ponta”, comenta Mariana Meirelles, Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente - MMA, em entrevista ao Akatu sobre o Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentáveis. http://bit.ly/1dnr849

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Hora de se reinventar

“O homem do século 21 tornou-se um animal urbano. A natureza selvagem foi substituída pelos novos meio ambientes construídos, trazendo o conforto da civilização.
Água, alimentos, energia, matérias-primas e tudo mais que nossas cidades consomem entram e saem de nossas vidas por estradas, canos, ondas ou fios.
Tornamo-nos artificialmente protegidos por nosso novo horizonte decimento e os muitos horizontes digitais que criamos.
As consequências catastróficas do nosso “business as usual” tornam a obrigação da geração viva inadiável: fomentar (regular), criar (empreender) e apoiar (consumir) modelos econômicos (negócios) que também protejam a riqueza natural finita da Terra.
Lester Brown propõe a cada indivíduo, empresa ou nação responsável um Plano B, real e imediato, para nosso modelo de prosperidade.
Não em nome da natureza em si que de alguma forma sempre sobreviverá a nós todos.
Mas do precioso, delicado e ainda incompleto estágio civilizatório que a humanidade atingiu.”

Edoardo Rivetti, diretor da New Content, no prefácio brasileiro do livro Plano B 4.0 de Lester R. Brown

http://www.ideiasustentavel.com.br/2010/10/plano-b-4-0-mobilizacao-para-salvar-a-civilizacao/

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Brindes com Propósito







Este mês a Casa da Vila finalizou mais um projeto corporativo. Em comemoração aos 25 da Condovel, empresa com sólida experiência no ramo imobiliário, fomos procurados para atendê-los com uma solução de presente diferenciado para seus clientes e parceiros de jornada.

Mais do que um presente, a empresa buscava um produto com propósito. Queriam algo que refletisse a filosofia da empresa e que simbolizasse o valor da cultura brasileira de uma forma legítima.

Pensando nesse briefing, apresentamos algumas propostas, incluindo o desenvolvimento da embalagem e materiais promocionais complementares para atingir um resultado completo, integrado e impactante.

Assim, chegamos às terras que hoje hospedam uma inovadora iniciativa de desenvolvimento sustentável por meio de produção artesanal, bem no interior do Brasil. No período colonial, foram vendidas em pequenos lotes no sentido de promover povoamento e desenvolvimento. Os compradores, em sua maioria, eram imigrantes da Europa, formados por descendentes de suíços, belgas, alemães, portugueses, holandeses, chineses, franceses e africanos. Deste contexto histórico a região herdou, como uma de suas principais atividades econômicas, o cultivo da banana e café, hoje símbolos da cultura brasileira. 

Da intensa atividade e dos resíduos deixados por ambos na região, algumas iniciativas passaram a incentivar atividades voltadas à geração de renda para a população local com redução de impacto ambiental. Assim surgiu o trabalho de uma pequena unidade produtiva com técnicas e linha de produtos próprios. 

De forma inovadora, propuseram o aproveitamento da palha do café - delicado revestimento que envolve os grãos do café e que se desprende quando o grão passa pela etapa da secagem - para produção de objetos com design contemporâneo. 

Atentos com a preocupação ambiental presente no trabalho, o núcleo também reaproveita papelão reciclado na produção das peças, utilizados na fase estrutural dos objetos. Atualmente contam com alguns apoios de órgãos públicos e também empresas privadas para dar continuidade e aprimoramento ao trabalho.

A Condovel compartilha desses valores e apoiou essa ideia. Acreditamos que o cliente que recebe um brinde sustentável fica mais aberto a construir uma relação de confiança, credibilidade e respeito com a empresa e seus produtos. Além disso, a empresa tem a oportunidade de exercer sua cidadania corporativa ao multiplicar os valores da sustentabilidade, engajar e mobilizar seu entorno.

Queremos dar os parabéns a Condovel pelos 25 anos de conquistas e pela decisão de adquirir um brinde com propósito. Assim como eles, esperamos que mais empresas se tornem parceiras na tarefa de criar negócios mais éticos e sustentáveis.

O que nos motiva? Sermos o canal para essa transformação social.

*brinde: caixa executiva em palha de café recheada com bombons de café com chocolate amargo

sábado, 24 de agosto de 2013

Mútuo, um novo jeito de consumir

Já ouviu falar? O mútuo nasceu para ser trazer mais senso de responsabilidade com o consumo de bens, com o relacionamento entre pessoas, com o meio ambiente =)
O que você quer compartilhar? Do que você precisa? Do que você quer cuidar?

sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Hoje é dia de celebrar a vida! A natureza é de fato fascinante! Vale a pena assistir ao video
http://www.wimp.com/awesomeanimals

quinta-feira, 22 de agosto de 2013



















"Não haverá sustentabilidade no planeta enquanto não houver paz no coração" Fabio Souza (Projeto Senhor Sustentável)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Procurando por produtos sustentáveis?










Considerado um filho da selva, o ex-seringueiro viveu até os 14 anos na floresta. A infância e a adolescência lhe deram intimidade com a fauna e a flora, especialmente com as árvores. Com o pai aprendeu a construir barcos, iniciando na carpintaria e marcenaria. O avô o alfabetizou e lhe contou histórias, estimulando sua curiosidade pelo conhecimento formal e o prazer da imaginação. 
Aos 14 anos foi estudar num seminário em Santa Catarina, convivendo com uma população de origem alemã. Provou de invernos rigorosos, da alimentação estranha ao seu paladar e de modos de proceder diferentes dos seus. Amargou a distância da família e do seu habitat e experimentou o preconceito. 
Enfrentava cinco quilômetros de caminhada diária para assistir às aulas de filosofia, teologia, arte, botânica, alemão. Diante do desafio de atravessar o abismo entre a tradição amazônica e a germânica, o caboclo, que era cria da floresta e foi feito de uma fibra extraordinária, encontrou a capacidade de se adaptar e superar as situações adversas. Era guiado por um ideal, uma necessidade profunda de aprender. 
Também principiou na marchetaria - arte de embutir madeiras coloridas em superfícies também de madeira, compondo motivos. A técnica surgiu em 3.000 anos a.C, foi praticada pelos egípcios antigos e teve o apogeu na Europa, no Século XVI. 
Mergulhou fundo nessa arte, orientado por um padre. A imersão foi exaustiva: doze horas diárias de labuta. Teve a chance de estudar na Alemanha. Numa formidável fusão de saberes, a pulsação vibrante da Amazônia encontrou a sofisticação do espírito alemão. Depois na Suíça, lapidou ainda mais o seu talento. Desde 95 estabeleceu-se na Amazônia e criou uma Oficina-Escola onde uma centena de alunos já passaram, especialmente filhos das comunidades ribeirinhas. Ensinar a arte protegendo a mata é sua grande missão.
Com os moradores do Seringal onde nasceu, que, para seu abalo, reencontrou devastado, deu início a um projeto de reflorestamento. Juntos, já plantaram mais de 30 mil árvores. Dentro do Seringal implantaram uma espécie de posto avançado de estudos, com acomodação para receber acadêmicos de biologia, agronomia, engenharia florestal e das ciências que pesquisem a floresta, sobretudo seu uso sustentável. 
Hoje, um artista reconhecido internacionalmente, o seringueiro derrama em suas imagens baldes de luz, sombra, profundidade, cores, perspectiva, proporções e apurado senso estético, com todo o domínio técnico que edificou ao longo da vida. 
Um arte que narra a floresta soberana, variadas flores que transbordam delicadeza e a história da gente do seu lugar. O material recolhido é transformado em lâminas, que conservam os desenhos da madeira. É tão delicado, tão perfeito, que parece uma pintura - mas não há um pingo de tinta. Só as cores naturais de uma Amazônia morta pelas queimadas e pelos desmatamentos. Carregam o cheiro e as cores naturais de mais de 150 espécies de árvores e plantas amazônicas. A inspiração, a criatividade, o isolamento, a sabedoria de uma população que vive em paz com a floresta. 
http://casadavila.com.br/despensa/produtos_detalhe.php?cod=1022

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Consumo Consciente

Se a humanidade se comprometesse a consumir a cada ano só os recursos naturais que pudessem ser repostos pelo planeta no mesmo período, em 2013 teríamos de fechar a Terra para balanço hoje, 20 de agosto.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013






















Acreditamos na possibilidade de um mundo melhor e mais justo através de negócios e ações éticas, criativas, transformadoras e benéficas que permitam o despertar do potencial humano nas pessoas. E você?

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Produtos com Propósito

Em meados de 2003, moradores de um município de contexto tipicamente rural, onde a economia se baseia na agropecuária e nas pequenas atividades caseiras de agroindústria e produtos feitos à mão, diante de afinidades e desejos em comum, iniciaram conversas sobre a criação de uma Associação. Constituída pelo desejo de cidadãos engajados, em 2004 foi fundada uma associação civil, de direito privado de caráter sócio-ambientalista e de desenvolvimento agro-ecoturístico. 
Procuram estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais locais e possíveis soluções, visando o desenvolvimento da região de forma ecologicamente sustentável. Promovem a integração de agricultores familiares à atividade turística com a finalidade de agregar valor e aumentar a renda. Capacitam de forma voluntária e gratuita, jovens e adultos através de treinamentos para produção de bens e produtos agroindustriais. O propósito é que passem a se apropriar das técnicas desenvolvidas para exercer plenamente suas capacidades, criando novas oportunidades para enfrentar os desafios que afetam seu dia-a-dia. 
Acompanham o desempenho das turmas e avaliam resultados por meio do controle de qualidade dos produtos. Estimulam novas iniciativas voltadas ao ensino e a inovação por meio de novos cursos e serviços para as comunidades, visando o desenvolvimento do espírito empreendedor e autonomia dos produtores. 
Em 2009, uma das associadas propôs um novo desafio. Produzir papel reciclado e sub-produtos. O trabalho recriou um novo modo de vida para os envolvidos, promovendo renda extra para as famílias, fortalecendo a importância da fixação dessas pessoas no meio rural e da valorização da cultura. A produção é feita de forma sustentável - pesquisaram as fibras naturais em abundância na região, como cascas, palha de café e de milho, fibras de bananeira, taboa e outras plantas de ciclo renovável.
Feito com participação dos produtores diretamente envolvidos juntamente com suas famílias, o trabalho envolve mulheres lavradoras de café da comunidade rural, gerando trabalho e renda nos períodos de entressafra. 
Possuem uma área de preservação da Mata Atlântica - uma das mais ricas biodiversidades do planeta e uma das mais ameaçadas, com risco de extinção de quase todas suas espécies endêmicas. Como uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) foi declarada “área de conservação da natureza” pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e possui um plano de manejo que define como as atividades serão desenvolvidas para assegurar a conservação da biodiversidade, permitindo apenas atividades de turismo ecológico, educação ambiental e pesquisa científica que não comprometam o equilíbrio ecológico das espécies ali existentes.
O trabalho de conscientização e preservação é uma prática diária. Investem em educação ambiental de forma vivencial, ensinado a reutilização do papel velho, transformando-o em novo, além de visitas monitoradas que reforçam a importância do manejo para a reprodução das espécies. 
Com cores, texturas e estampas feitas a mão que enfeitam as peças de forma original, os produtos são fruto de uma bem-sucedida rede de parcerias que visa promover a sustentabilidade dos atores envolvidos, educação ambiental, ocupação e renda no meio rural, inclusão social da comunidade de baixa renda, levando a estas localidades a oportunidade de capacitação e acesso ao mercado como um dos instrumentos para a construção e o exercício da cidadania.
Produtos limpos que assegurem a qualidade de vida da sociedade com um todo, convidando consumidores a adotarem um estilo de vida mais harmônico que considere as demandas da sociedade e as da natureza. A criatividade, o cuidado com o acabamento e a beleza dos produtos encantam e brindam a vida! Uma vida onde o respeito ao planeta e às futuras gerações é uma verdade e uma prática.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Uma vida interligada

Inspirador! Um pequeno e excelente documentário educativo que apresenta importantes informações sobre questões éticas, ambientais, sustentabilidade e sociais dentro da temática do vegetarianismo e do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana, para o presente e o futuro. http://www.youtube.com/watch?v=eSWh9RLWpcg&list=PLD825792209049503