sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dia Mundial Sem Carro



No próximo domingo, dia 22 de Setembro, teremos mais um Dia Mundial sem carro.
Que tal aproveitar essa data para abrir discussões que busquem meios de transportes mais limpos, mais eficientes e mais humanos. No formato de sociedade em que vivemos, todos os transportes são importantes e necessários. Porém, o excesso, o mau uso e a pressão cultural tornaram o cenário de mobilidade urbana inaceitável.
A Tátil Design de Ideias - uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas que usa o design e o branding para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas - preparou um material para compartilhar inspirações e ideias, que ganham força quando alcançam mais e mais pessoas. Acesse, compartilhe e fale sobre esse relatório através de suas redes. http://issuu.com/tatil/docs/wcfd13_ok1
E aí? O que acha de experimentar uma vida sem carro? Que tal começar com trechos curtos, a ida até a padaria, o correio, o banco. Você vai acabar se surpreendendo com seu bairro, descobrindo lugares interessantes, reencontrando pessoas e antigos amigos e tornando seu dia mais interessante. =)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O oceano cuida de nós. Vamos retribuir o favor.

O oceano, nosso patrimônio comum, cobre mais de 70% da superfície do globo. Molda o clima da terra e influencia a distribuição de ecossistemas, de biodiversidade e da disponibilidade de alimentos em todo o mundo. Ele sustenta a vida na Terra. É fundamental para a vida humana.
O ser humano pode e deve viver de forma a contribuir para sua sustentabilidade. Ações individuais e coletivas são necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano, para que sejam suficientes e cheguem a todos. Somos todos responsáveis. Pense nisso. www.seashepherd.org.br













































www.facebook.com/produtoscomproposito

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Produtos com Propósito










O norte do Piauí é conhecido internacionalmente pela produção de produtos em opala, bela e rara pedra semipreciosa, encontrada apenas na Austrália e nessa específica região do Brasil. Depois de lapidado, o mineral é usado na fabricação de exclusivas joias feitas a mão. 

A opala foi, durante décadas, explorada somente em minas da Austrália, mas atualmente o Brasil é o principal produtor mundial. Muitas dessas pedras brasileiras eram levadas para a Austrália e lá comercializadas como minério australiano. Isso ocorria por falta de ações voltadas para a valorização desse produto no Brasil. 

Com cerca de 30 minas, entre ativas e inativas, a região teve sua primeira mina em 1942. Durante 03 décadas, a exploração de grandes mineradoras foi responsável por um enorme problema ambiental. Após o período de extração extensiva, levando ao esgotamento das minas, abandonaram a região deixando para trás um grande volume de resíduos gerados pela atividade. Nas minas são encontradas hoje grandes quantidades de “chibius” (opalas pequenas), consideradas na época impróprias para o uso em joias e com baixo valor comercial.

Em termos sociais, ainda hoje a atividade é responsável pela subsistência de um grande número de pessoas. Aproximadamente 500 homens, pais de famílias, moradores de roça e com escolaridade mínima, trabalham nas dezenas de minas “abandonadas” para ganhar menos de um salário mínimo. 

Diante desse cenário e da necessidade de aumentar a renda dos garimpeiros e lapidários da região e fortalecer essa atividade local, há alguns anos, eles decidiram se organizar e criaram uma cooperativa onde atualmente, diversos profissionais cooperados trabalham com garimpo, lapidação e joalheria. 

Houve uma mudança de visão e os “chibius” passaram a ser usados como matéria-prima por meio de uma nova técnica de produção - os mosaicos de opala. A técnica se utiliza de pequenos fragmentos da pedra (que anteriormente eram descartados como resíduo) para preencher uma superfície e assim constituir a joia – que ganha um caráter exclusivo e ainda mais artesanal. Esse tipo de produção absorve hoje 25% da mão de obra empregada nas minas e 50% nas oficinas de lapidação. 

Uma atividade que dá origem a produtos com propósito de melhorar a capacitação dos profissionais que vivem desse trabalho, agregar valor para a opala e desenvolver o setor que proporciona de forma direta e indireta emprego e geração de renda para essas populações excluídas do mercado de trabalho formal.


#opala #semijoia #geraçãoderenda #resíduoambiental #propósito

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Consumo com Propósito


Quer saber como você, aqui no Brasil, pode ajudar a salvar os orangotangos na Indonésia? 

O Zoo Cheyenne Mountain criou um aplicativo gratuito, o "Guia de Compra Sustentável sobre o Óleo de Palma". O objetivo é fazer a diferença para orangotangos silvestres por meio da conscientização sobre a crise provocada pelo óleo de palma e encorajar as pessoas a agir, fornecendo ferramentas e informações que possibilitem que elas façam, globalmente, escolhas de consumo responsáveis. http://www.cmzoo.org/conservation/palmOilCrisis

O óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, com as mais diversas aplicações na indústria, desde frituras industriais, chocolates, massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes e cosméticos até detergentes, sabões e sabonetes.

Ele faz parte da nossa vida e dia-a-dia mesmo que a gente não saiba, já que frequentemente é colocado nos rótulos como óleo vegetal, tornando difícil a sua identificação nos produtos direcionados ao consumidor final.

Uma de suas principais características é a alta produtividade. Um hectare da palmeira produz, em média, 5 toneladas de óleo – 10 vezes mais do que a soja. O cenário parece promissor. Se o óleo é tão produtivo, onde está o problema?

O plantio da palma é considerado um dos maiores responsáveis por desmatamentos destrutivos dos tempos atuais. O ônus principal, claro, vai para os países que mais produzem, Indonésia e Malásia, e sacrificam suas florestas primárias e riquezas de biodiversidade em nome da renda adquirida com a exportação do produto para grandes corporações mundiais.

Tanta produção tende ao esgotamento. Estudos dão conta de que a Indonésia e a Malásia não terão mais terras cultiváveis daqui a dez anos. Nestes países, as áreas de floresta são os últimos habitats remanescentes de animais ameaçados, como o tigre da Sumatra, o rinoceronte asiático e o orangotango.

Em 2010, o Greenpeace iniciou uma campanha mundial para protestar contra grandes corporações que compram óleo de palma de produtores que desmatam. Quer saber mais? Acesse

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Entre Rios

Quais são os limites da intervenção humana? O crescimento das cidades deve ser planejado a serviço de quem? 
É possível produzir um desenvolvimento urbano pautado nos preceitos da sustentabilidade, desenvolvendo a vida econômica e social garantindo o respeito ao meio ambiente?

O documentário "Entre Rios" aborda algumas dessas questões tomando como foco a expansão urbana da cidade de São Paulo e é essencial para entender a lógica que guiou o desenvolvimento da cidade.

O filme faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade e mostra os impactos do plano de urbanização pelo qual a cidade passou na década de 50 quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento.

“Entre Rios" ressalta o fato da urbanização ter priorizado a abertura de espaços para consolidação do automóvel como modelo de transporte às custas da precariedade dos transportes de massa. Tratado como peça-chave no discurso de modernização, muito mais que um meio de locomoção, o carro tornou-se um símbolo de desenvolvimento e hoje faz parte de uma das questões públicas mais urgentes da metrópole, a mobilidade.

Um documentário sobre a ação do homem e como esta intervenção afeta o nosso cotidiano. Um filme que fala por si só. Ao dar preferência ao automóvel, pagamos por isso a cada chuva. http://vimeo.com/14770270

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Empreendedores Sociais

Programa Cidades e Soluções fala sobre empreendedorismo social e mostra a geração de brasileiros que decidiram agir e resolver problemas. Vale compartilhar! Benfeitores atraem (e inspiram) Benfeitores! 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Produtos com Propósito






Incrustrada no extremo sul do Brasil e banhada pela maior lagoa do mundo em extensão, uma colônia de pescadores é protagonista de uma inspiradora história de empreendedorismo social. Entre ruas de chão batido, as casas coloridas caprichosamente construídas revela o encanto de um lugar que preserva sua rusticidade. Fundada em 1921, época em que 40 famílias viviam exclusivamente da pesca artesanal, o local abriga hoje cerca de 1.100 famílias que buscam nas águas da maior lagoa do mundo, o sustento através da pesca. 

É um lugar regido pelas safras, onde as chuvas orquestram a fartura ou escassez de peixes e crustáceos. Em um lugar de tanta riqueza cultural, belezas e lendas, nasce uma exuberante coleção de produtos com propósito: peças produzidas pelas mãos de um grupo de mulheres a partir do reaproveitamento de redes de pesca, transformando lixo em arte. As mulheres retiram do material desgastado pelo uso e descartado pelos pescadores a matéria-prima para suas peças. 

Através das mãos habilidosas, o material transforma-se em bolsas, carteiras, chapéus e acessórios com design contemporâneo. As redes de pesca, que serviram para arrastar safras de camarão, se transformam em produtos inovadores tecidos em um rústico tear. 

A iniciativa é promovida por meio de uma rede de parceiros e beneficia centenas de famílias. A coleção traz em cada produto um pouco da vida dessas mulheres, que resistem bravamente ao andar apressado dos tempos modernos. Elas lançaram suas redes de sonhos nas águas da lagoa e hoje apresentam uma safra de peças encantadoras, que além de beleza são carregadas de auto-realização.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conferência Ethos 2013

Acontece esta semana a Conferência Ethos 2013! De 3 a 5 de setembro, o encontro este ano aborda o tema dos “Negócios Sustentáveis e Responsáveis”.
É chegada a hora de transformar o conhecimento acumulado sobre gestão e sustentabilidade num novo tipo de dinâmica e testar o quão lucrativos podem ser os negócios sustentáveis.
Além de oferecer os tradicionais debates, palestras e discussões conceituais, a Conferência terá uma nova perspectiva ao tratar da temática de forma aplicada às modelagens de negócios sustentáveis. “Análise de Casos de Negócios Sustentáveis” e “Análise de Modelos de Negócios Sustentáveis” são os dois módulos exclusivamente estruturados para atender a esse objetivo.
Teoria e prática finalmente estarão de mãos dadas, abrindo caminhos para a transformação na forma de fazer negócios. http://www3.ethos.org.br/ce2013/evento/informacoes-gerais