sexta-feira, 16 de maio de 2014

#tamojuntojacarezinho

Favela do Jacarezinho RJ. Quase 90 mil habitantes, ocupação informal sem nenhuma infraestrutura urbana, que deu início a um movimento de integração da comunidade. Conhecendo e convidando as pessoas uma conversa franca, co-criando com cada liderança e morador, conhecendo cada sonho e expectativa porque a ideia é gerar engajamento e empoderamento verdadeiro. As articulações começaram há mais de um mês. Para convidar mais sonhadores compartilhe a hashtag #tamojuntojacarezinho

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Produtos com Propósito










O capim dourado é uma planta nativa do cerrado brasileiro, da região do Jalapão, uma pequena faixa que engloba 30 municípios dos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Sua denominação é em decorrência dos tons que ele apresenta, amarelo avermelhado semelhante a fios de ouro. 

A extremidade do capim possui um pequeno botão com uma florzinha esbranquiçada, que solta um pó muito fino. Este tipo de capim é extremamente raro, sendo encontrado apenas em locais de várzeas, úmidos e molhados. Seu cultivo ocorre de agosto a setembro; fora deste período a planta é danificada quando colhida. 

Uma das principais atividades desenvolvidas pelas comunidades tradicionais da região do Jalapão é a cestaria produzida com o capim dourado. Centenas de famílias que vivem nos povoados sobrevivem dessa atividade.

A região é hoje uma das prioridades do IBAMA. Devido à intensa extração da fibra, o Departamento de Vida Silvestre hoje coordena um projeto de implantação de um plano de manejo, que torne sustentável essa prática tradicional. Visa a criação do Parque Estadual do Jalapão com áreas de preservação. #produtoscomproposito

sábado, 10 de maio de 2014

Quem é o consumidor consciente?

O consumidor consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra, o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impacto e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.
Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a  sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.
O consumidor consciente também procura disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.
Além disso, o consumidor consciente valoriza as iniciativas de responsabilidade sócioambiental das empresas, dando preferência às companhias que mais se empenham na construção da sustentabilidade por meio de suas práticas cotidianas.
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental.
Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.