terça-feira, 29 de julho de 2014

A renda no barro















O artesanato em barro teve início há mais de um século, em virtude da carência de utensílios domésticos. Há cerca de três anos, um mestre artesão teve a ideia de incrustar o desenho da renda na cerâmica. Ainda hoje é considerada a fórmula do sucesso, guardada a sete chaves. A rusticidade do trabalho é primorosa. Todas as peças são moldadas à mão. Em nenhum momento são utilizados tornos. A produção envolve 12 famílias, com cerca de 30 pessoas onde as mulheres são responsáveis pela fabricação das peças em argila, e os homens ajudam no processo de queima, no preparo do barro e no armazenamento.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sertão


















Integrante da rica produção cultural, os artigos artesanais em madeira são o forte da produção de associações e cooperativas locais. A arte do entalhamento é usada em peças figurativas e expressivas dos típicos personagens do sertão: as inúmeras famílias de retirantes nordestinos, buscando uma vida mais digna longe da fome, da seca e da falta de trabalho. 

terça-feira, 15 de julho de 2014

Virada Sustentável 2014


















A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil. Tem a missão de educar e mobilizar diferentes atores sociais para a sustentabilidade, a partir de uma abordagem lúdica e positiva, inspirando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal.

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Com feições de agito cultural e indo para sua quarta edição em São Paulo, a Virada Sustentável reúne centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade (biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana, mudanças climáticas, economia verde etc.), realizadas simultaneamente em parques e espaços públicos, equipamentos culturais, universidades e escolas, todas gratuitas e abertas ao público.

http://youtu.be/lY3krcr7MQg

sábado, 12 de julho de 2014

Você conhece o buriti?


Trançar a palha do buriti é um fazer tradicional iniciado há séculos pelos índios para produzir derivados de todas suas partes. O buriti é uma palmeira alta e majestosa existente apenas no Brasil. Típicos da caatinga e do cerrado, simbolizam oásis pois sinalizam regiões alagadas em meio à severa seca dessas regiões. Tanto índios como caboclos a conhecem como a “Árvore da Vida”, pois oferece todo tipo de matéria prima para sobrevivência humana.

Para promover o desenvolvimento sustentável de comunidades que obtém dessa atividade sua principal fonte de renda, uma rede de parceiros uniram forças e competências. O trabalho alia sensibilidade artística, design aprimorado e técnicas tradicionais da cultura local como o macramé, o tear e o tingimento manual, que geram um colorido sem igual. Os objetivos são aumentar o volume de produção e comercialização, desenvolver e aprimorar a linha de produtos e elevar o número de pessoas beneficiadas.

#produtoscomproposito #handmade