quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um futuro de prosperidade...

É o que a Casa da Vila deseja a você em 2010!!!
Prosperidade também é o que desejamos a todo o Brasil e ao resto do mundo.
Em 2009 a Casa da Vila manteve o compromisso de oferecer produtos socialmente justos e ecologicamente corretos, apoiando 310 projetos comunitários em todo Brasil. Uma conquista sua e de todos os clientes e empresas que decidiram por produtos mais justos e solidários este ano. Que levaram em consideração os impactos que uma simples decisão de compra iria causar. E que decidiram por um mundo mais próspero e sustentável. Uma conquista de todos nós. De toda a sociedade e de todo cidadão do mundo. Portanto, parabéns pelas suas escolhas. E muito obrigado em nome de todo o planeta !!!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Para aqueles que ainda não estão acompanhando as últimas novidades da Casa da Vila pelo nosso blog blogcasadavila.blogspot.com, fiquem sabendo: A CASA DA VILA ESTÁ NO PROGRAMA A FAZENDA !!! São diversos os produtos da Casa da Vila selecionados pela produção do programa: os coloridos puff em palha de piaçaba e as almofadas em fibra de bananeira que deram um charme especial ao canto da sala de estar, os maravilhosos e coloridos sousplats e jogos americanos também em palha de piaçaba alegram as refeições sob a mesa em madeira rústica; na cozinha os panos de copa, luvas e bate-mão da coleção das galinhas, as graciosas caixinhas listradas de ouricuri, os cestos feitos a partir de fita reciclável e muitos outros produtos distribuídos por todos os ambientes da nova casa da Fazenda. O pessoal da produção fez um trabalho impecável e deu ótimas dicas de como adequar peças artesanais que trazem a cultura do Brasil em cores e técnicas em uma decoração com muito bom gosto, elegância e com toque de sofisticação e contemporaneidade.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Seu presente de Natal!!!

O Natal já chegou na Casa da Vila !!! São inúmeras opções de presentes para todos os gostos. Novas coleções, lembranças, decorações de Natal e muito, muito mais surpresas. E como não poderia faltar é claro, não esquecemos do seu tão esperado presente de Natal!!! Neste Natal a Casa da Vila, em parceria com a Turiscorp, vai te dar uma VIAGEM COM ACOMPANHANTE onde você irá conhecer e vivenciar uma deliciosa e recompensdora esperiência de TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Alinhada com a proposta de estimular cada dia mais o consumo consciente e sustentável, a Casa da Vila traz mais esta iniciativa para proporcionar aos seus clientes e amigos uma oportunidade de experimentar na prática uma atitude positiva em relação ao nosso planeta. E para fazer parte é fácil. Acesse o blog viajandoporumbrasilsustentavel.blogspot.com, conheça o 1º roteiro e saiba como participar. Portanto, faça as malas e boa viagem!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

E as novidades não param de chegar!!!

Para aqueles que estão sedentos por novidades, elas estão chegando diariamente. São tantos projetos e produtores novos, novas coleções e lançamentos para os presentes de final de ano, que a própria equipe da Casa da Vila quase não está dando conta. Todo dia é caixa para abrir, etiquetar e organizar. Portanto, aqui vai apenas uma amostra de tudo o que está chegando por aqui este mês: Fundação Almerinda Malaquias e Associação de Artesãos Nov'Art (Amazonas), Associação de Artesãos de Nova Soure (Bahia), Associação dos Artesãos do Cabo Frio (Rio de Janeiro), Associação dos Artesãos de Caxambú (Minas Gerais), Cooperativa Regional de ARtesãs Fibras do Sertão (Bahia), Cooperativa Artesanal Mista de Rio das Contas (Bahia), Associação das Rendeiras de Morros da Mariana (Piauí), Associação de Artesãos da Colméia (Paraná), Associação de Artesãos de Santa Brígida (Bahia), Associação de Artesãos de Curitiba (Paraná). E para te dar um gostinho, dá só uma olhada na nova coleção de bijouterias feitas pelas rendeiras de bilro do Piauí. Tá esperando o que para correr para cá?

sábado, 19 de setembro de 2009

Panela velha é que faz comida boa!!!

A fabricação artesanal de panelas de barro é o ofício das paneleiras de Goiabeiras, bairro de Vitória, capital do Espírito Santo. A atividade contitui um saber passado de mãe para filha por gerações sucessivas. A técnica cerâmica utilizada é de origem indígena, caracaterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação de tintura de tanino. Apesar da urbanização, a atividade continua sendo um ofício familiar, doméstico e profundamente enraizado no cotidiano e no modo de ser da comunidade. É o meio de vida de mais de 120 famílias. Ícone da identidade cultural capixaba, as panelas de barro usadas para servir a tradicional moqueca de peixe, sagrada iguaria tradicionalmente consumida na Semana Santa, ganharam o mundo e configuram, na literatura gastronômica, "a mais brasileira das cozinhas".
Através de uma entrevista com sua presidente, Eronildes Correa de Menezes, a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, conta como suas panelas de barro foram incuídas parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. "A nossa própria forma de fazer que traz o turista, o fato de não ter mudado a técnica desde do início lá atrás até agora".
Conte um pouco sobre sua história. Como você aprendeu a produzir panelas? A fabricação da panela de barro, esse trabalho nosso, é um ofício transmitido de geração em geração. É uma tradição que a gente já mantém há muitos anos. Eu comecei com a minha mãe. Primeiro nós éramos “fundo de quintal”. Eu via minha mãe fazendo e eu fui aprendendo, porque isso já está no sangue, já é nato mesmo e, aos 12, eu comecei a confeccionar minhas próprias panelas. Depois, se formou um grupo de mulheres que lutaram para que a gente viesse para a Associação, que hoje já existe há mais de 20 anos e é a nossa sede: a Associação das Paneleiras. Nesse decorrer, o que eu tenho visto é que as nossas panelas se valorizaram demais, elas ficaram conhecidas no mundo inteiro.
Quando você começou a fazer panelas a Associação não existia? Quando eu comecei a fazer nós éramos “fundo de quintal”. Depois, se formou um grupo de mulheres – as mais velhas, como a geração da minha falecida mãe – que lutaram para que a gente tivesse um lugar apropriado para trabalhar. Hoje, a gente tem a sede, que é a Associação das Paneleiras.
Qual o impacto que houve com o fato das panelas terem se tornado Patrimônio Cultural Brasileiro? Um impacto muito bom. O fato de a gente virar um patrimônio é uma coisa simbólica, e nos tornamos um símbolo do artesanato. É muito gratificante e isso divulgou muito a panela, nossa panela esta sendo muito divulgada mesmo.
Acesse a entrevista na íntegra, http://www.acasa.org.br:80/ensaio.php?id=222&modo=

sábado, 12 de setembro de 2009

Bazar do Bem Possível

Completando 110 anos de existência, o Clube Pinheiros promove nos dias 05, 06 e 07 de novembro o 7º Bazar do Bem Possível. A meta nesta edição é reunir 110 ONG's e entidades beneficentes. A edição anterior contou com a preseça da Casa Hope, Funcação Dorina Nowill, AACC Associação de Apoio a Criança com Câncer, Casa do Zezinho e Casas André Luiz. Diversos produtos originais serão oferecidos a preços especiais: artesanatos, brinquedos, bijuterias e objetos de decoração de materiais reciclados. O Pinheiros oferece toda infra-estrutura, divulgação e organização do evento. Nenhum custo é repassado às entidades e todo valor arrecadado é administrado integralmente pelas ONG's. O objetivo é oferecer um espaço onde todas as instituições tenham oportunidade de divulgar seus projetos e suas necessidades para envolver a sociedade e motivar as pessoas para a prática da solidaridade e para o exercício da cidadania. Os visitantes poderão assistir apresentações de dança, música e circo e também participar de oficinas de artesanato, espaço de leitura, contadores de história e usufruir de uma praça de alimentação. Tudo produzido pelas próprias entidades. Caso você tenha alguma instituição para indicar, informe através do e-mail eulalia@ecp.org.br. A reunião será dia 15 de setembro, as 13h30, no Salão de Festa do Esporte Clube Pinheiros, à Rua Tucumã, 142, Jardim Europa. Participem!!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Exposição Brasil na África

artesanato moçambicano + design brasileiro
A exposição apresenta peças feitas à mão em Moçambique, por artesãos daquele país, criadas e desenvolvidas a partir de oficinas de artesanato orientadas por designers brasileiros. As equipes do Brasil foram contratadas por instituições que apóiam os artesãos moçambicanos, com o objetivo de resgatar técnicas e tradições locais, delinear a identidade cultural moçambicana e local, e apurar a qualidade do produto final. O resultado é uma produção de artesanato com certificado de origem, que combina estética e design, tradição e inovação. As peças passam a ter acesso ao mercado internacional, gerando renda, sustentabilidade, melhor qualidade de vida e aumento da auto-estima dos artesãos e artesãs e de suas famílias. Realização A CASA museu do objeto brasileiro. Visitação: de 19 de agosto a 09 de outubro; de segunda a sexta, das 10h às 19h. Local:A CASA museu do objeto brasileiro. Rua Cunha Gago, 807 - Pinheiros. Saiba mais em www.acasa.org.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Viva Mestre Vitalino!!!


Em comemoração ao centenário de Mestre Vitalino (1909-1963), de 18 de agosto a 02 de outubro, o Departamento Cultural da UERJ (Decult) apresenta, a Exposição Artevida Brasileira. Reunindo o trabalho de diversos artistas populares brasileiros, a mostra é uma homenagem ao centenário de nascimento do Mestre Vitalino, artista pernambucano que retratava as figuras tipicamente nordestinas em suas esculturas. “Mestre Vitalino foi o primeiro cidadão dos estratos populares de nossa sociedade a ser reconhecido como um artista popular”, afirma Ricardo Gomes Lima, curador da exposição.O evento contará com obras de 25 artistas populares, de diferentes áreas do país, integrantes deste universo que se formou a partir do legado de Mestre Vitalino. Os temas passeiam pela imaginária sacra católica e afro-brasileira, figuras de animais, festas, formas fantásticas e humanas, carrancas, mitologias, crenças populares e cenas do cotidiano rural. Um dos destaques é um boi de argila original, do próprio Mestre Vitalino. O acervo pertence a colecionadores que resolveram compartilhar com o público esses objetos. De segunda à sexta, das 9h às 20h. UERJ - Galeria Cândido Portinari. Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã. Rio de Janeiro – RJ. Grátis. Até 02/10. Telefone 21 2334 0728. Saiba mais.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Casa da Vila participa do I Fórum Geração de Renda e Artesanato

Promovido por uma parceria entre o Shopping Jardim Sul e o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, uma organização social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à mobilização empresarial, articulação intersetorial e programas de atendimento direto à população, com foco no desenvolvimento comunitário e no empreendedorismo juvenil, a Casa da Vila participou esta semana do I Fórum Geração de Renda e Artesanato. O encontro reuniu institutos, fundações empresariais, organizações sociais, artesãos, cooperativas e empresas varejistas para uma conversa sobre as oportunidades e desafios no comércio de produtos de geração de renda e artesanato no Brasil de hoje. Questões como: Como achar o mercado dos produtos artesanais? Como alinhar produção e demanda? Como superar custos e manter sustentabilidade? Como sensibilizar o consumidor final? foram levantadas no encontro. O fórum contou com a participação dos convidados especiais Raquel Barros (Associação Lua Nova), Lars Diederichsen (Instituto Meio) e Programa Caras do Brasil (Grupo Pão de Açúcar) que esclareceram o panorama geral do mercado. Foram colocados em pauta os desafios e as oportunidades da comercialização de produtos de artesanato e projetos sociais de geração de renda no Brasil. A proposta do fórum é, através da troca de conhecimentos, entender melhor a visão de todos os atores desta cadeia, do produtor ao consumidor, e inspirar todos os envolvidos na busca por soluções conjuntas para tornar possível a realidade de um comércio realmente justo, ético e solidário. Saiba mais informações através do link www.ice.org.br/geracaoderenda.shtml

sábado, 15 de agosto de 2009

Surpresa da Casa

SURPESA DA CASA: A partir de agora você poderá comprar produtos da Casa da Vila pelo nosso site. Todos os ítens que acompanharem o símbolo $, estarão disponíveis para compras on-line. Caso você prefira vir até a loja, você ainda ganha um mais presente inédito: 10% de desconto* na compra de qualquer produto disponível para venda em nosso site. Portanto, visite www.casadavila.com.br, faça sua lista de compras e corra para cá!!! Ah... e não esqueça de contar para todos os seus amigos para eles não morrerem de inveja das peças exclusivas que só você vai ter em casa. *(válido de 15.08.2009 a 15.09.2009 apenas para os produtos que tenham a opção de compra on-line)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Seja Bem-vindo ao Blog da Casa da Vila !!!

Comemorando 05 anos de aniversário, a Casa da Vila traz no ano de 2009 muitas conquistas e novidades!!! A partir deste mês, entra no ar nosso novo site www.casadavila.com.br, com todas as curiosidades e informações que nossos amigos e clientes sempre quiseram saber: a estória completa da casa nº 82 da Rua Capitão Cavalcanti, da família que a construiu, fotos da época, literatura sobre todas as 280 comunidades presentes na Casa, mais de 800 fotos de produtos, além de muitas outras surpresas. E é claro, o lançamento de nosso blog que, a partir deste ano, deixará todos muito bem informados sobre o que anda acontecendo na Casa e no mundo do comércio solidário! Esperamos que todos aproveitem e participem desse novo espaço criado para que possamos ter um canal de comunicação aberto e permanente. Sejam todos bem-vindos!!!