quinta-feira, 1 de março de 2012

Lindos e sustentáveis!

Quando a borracha começou a ser pesquisada pelos europeus para uso industrial no século XVIII, a técnica utilizada pelos povos da floresta para sua fabricação foi ignorada. Através de projetos de resgate implantados em algumas comunidades da Amazônia, o saber tradicional na manipulação do látex nativo está sendo recuperado.
As ações incentivam o trabalho dos seringueiros em reservas extrativistas com o objetivo de aprimorar a produção de objetos em látex e incluem o desenvolvimento de novas tecnologias através de parcerias com pesquisadores e universidades.
Atualmente, a borracha é exportada in natura para a França, onde é utilizada nos solados de botas e tênis fabricados exclusivamente com matéria-prima orgânica. A extração vegetal tem importante papel na economia da região, sendo fonte de renda para centenas de famílias, mas ainda agrega pouco valor na base da cadeia produtiva.
Com esse apoio as colônias de seringueiros terão condições de investir na qualidade, design e identidade visual do produto final, incrementando sua comercialização nos mercados nacional e internacional.
O processo agrega valor na base produtiva e gera trabalho, renda e qualidade de vida aos povos da floresta. Um trabalho que recupera a atividade extrativista da borracha na Amazônia além de manter a floresta em pé e sua biodiversidade, reduzindo o avanço dos desmatamentos e queimadas e permitindo um convívio harmonioso entre homem e natureza.
http://casadavila.com.br/despensa/produtos_detalhe.php?cod=808

Nenhum comentário:

Postar um comentário