quinta-feira, 15 de maio de 2014

Produtos com Propósito










O capim dourado é uma planta nativa do cerrado brasileiro, da região do Jalapão, uma pequena faixa que engloba 30 municípios dos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Sua denominação é em decorrência dos tons que ele apresenta, amarelo avermelhado semelhante a fios de ouro. 

A extremidade do capim possui um pequeno botão com uma florzinha esbranquiçada, que solta um pó muito fino. Este tipo de capim é extremamente raro, sendo encontrado apenas em locais de várzeas, úmidos e molhados. Seu cultivo ocorre de agosto a setembro; fora deste período a planta é danificada quando colhida. 

Uma das principais atividades desenvolvidas pelas comunidades tradicionais da região do Jalapão é a cestaria produzida com o capim dourado. Centenas de famílias que vivem nos povoados sobrevivem dessa atividade.

A região é hoje uma das prioridades do IBAMA. Devido à intensa extração da fibra, o Departamento de Vida Silvestre hoje coordena um projeto de implantação de um plano de manejo, que torne sustentável essa prática tradicional. Visa a criação do Parque Estadual do Jalapão com áreas de preservação. #produtoscomproposito

Nenhum comentário:

Postar um comentário