terça-feira, 12 de maio de 2015

Brasil "de fato"

Brasil de fato é o Brasil da imensidão, da abundância – de territórios, de significados, de recursos – naturais e humanos. Fruto das habilidosas, naturalmente corajosas e miscigenadas mãos de um povo que tem origem na multiplicidade, que apura no dia-a-dia as tradições de tantos outros territórios que aqui deixaram seu legado, de tantas outras perspectivas, olhares, cores, formas, vozes e saberes – distantes e distintos mas que se unem, se conectam, se fortalecem por meio de uma identidade legítima, democrática, inclusiva e sobretudo bela. Belíssima! Um Brasil que traduz nossa mais autêntica identidade brasileira. Feita à mão.
Um Brasil de fato lastreado em valores universais: que compreende a fonte de recursos, que dialoga com o seu lugar de ser e estar no mundo, que re-estabelece conexões e relações humanas, que expõe os talentos individuais e fortalece a coletividade, que nos conduz a um mergulho em um tempo e espaço infinitamente mais colorido, diverso, inspirador, singular. Um Brasil genuíno, legítimo. O Brasil, de fato!
A Casa da Vila se orgulha de fazer parte de uma recente porém valiosa iniciativa, reflexo da mobilização de atores do setor que compartilham o objetivo comum de potencializar e promover a comercialização de artesanato no Brasil. Um grupo que se une por um propósito coletivo. De fato!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Territórios brasileiros

Em um Brasil de tantos territórios e culturas tão distintas, a Casa da Vila abre as portas para esse miscigenado povo brasileiro e seus muito talentos. Um lugar onde o artesanato de reciclagem das grandes cidades convive com o artesanato de tradição, que respeita a extração de matérias primas de ecossistemas regionais, recupera a identidade cultural e gera renda digna às comunidades de artesãos.
Uma arte que produz auto-estima, desenvolvimento sustentável e cidadania, combatendo a exclusão social, o isolamento e o abandono. Um instrumento inestimável no processo de fortalecimento e recuperação da identidade cultural nacional. Aqui, o artesanato do asfalto e da terra batida, do Brasil e de seus mais distantes territórios, manifestam nossa verdadeira cultura popular. Uma cultura feita a mão.
Desde 2003, a Casa da Vila já foi vitrine de mais de 350 comunidades nos 27 estados brasileiros. Representou o trabalho de inúmeras famílias e centenas de pessoas.
Brasileiros, artesãos. Hoje, cidadãos.
Casa da Vila (aberto de segunda a sexta das 13h as 19h)

domingo, 3 de maio de 2015

Capim reconhecido

Essa semana foi lançado o Selo de Identificação Geográfica do artesanato de capim dourado do Jalapão. As Indicações Geográficas (IG) constituem um ativo de Propriedade Industrial e uma importante ferramenta na proteção e na promoção de áreas geográficas vinculadas a produtos e serviços específicos.
O registro da indicação Geográfica proporciona melhoria da qualidade de produtos e serviços, além de viabilizar o acesso a nichos de mercado. Logo, favorecem o desenvolvimento das áreas geográficas demarcadas e a valorização das pessoas que ali vivem e produzem. O registro e, consequentemente, a proteção de uma Indicação Geográfica possibilita agregar valor a ativos intangíveis de uma determinada região, garantindo a produtos e serviços uma identidade que os diferencia, no mercado consumidor, em função de características geográficas, históricas e socioculturais, projetando-os para além de sua área geográfica.