quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Produtos com Propósito

Em meados de 2003, moradores de um município de contexto tipicamente rural, onde a economia se baseia na agropecuária e nas pequenas atividades caseiras de agroindústria e produtos feitos à mão, diante de afinidades e desejos em comum, iniciaram conversas sobre a criação de uma Associação. Constituída pelo desejo de cidadãos engajados, em 2004 foi fundada uma associação civil, de direito privado de caráter sócio-ambientalista e de desenvolvimento agro-ecoturístico. 
Procuram estudar, pesquisar e divulgar as causas dos problemas ambientais locais e possíveis soluções, visando o desenvolvimento da região de forma ecologicamente sustentável. Promovem a integração de agricultores familiares à atividade turística com a finalidade de agregar valor e aumentar a renda. Capacitam de forma voluntária e gratuita, jovens e adultos através de treinamentos para produção de bens e produtos agroindustriais. O propósito é que passem a se apropriar das técnicas desenvolvidas para exercer plenamente suas capacidades, criando novas oportunidades para enfrentar os desafios que afetam seu dia-a-dia. 
Acompanham o desempenho das turmas e avaliam resultados por meio do controle de qualidade dos produtos. Estimulam novas iniciativas voltadas ao ensino e a inovação por meio de novos cursos e serviços para as comunidades, visando o desenvolvimento do espírito empreendedor e autonomia dos produtores. 
Em 2009, uma das associadas propôs um novo desafio. Produzir papel reciclado e sub-produtos. O trabalho recriou um novo modo de vida para os envolvidos, promovendo renda extra para as famílias, fortalecendo a importância da fixação dessas pessoas no meio rural e da valorização da cultura. A produção é feita de forma sustentável - pesquisaram as fibras naturais em abundância na região, como cascas, palha de café e de milho, fibras de bananeira, taboa e outras plantas de ciclo renovável.
Feito com participação dos produtores diretamente envolvidos juntamente com suas famílias, o trabalho envolve mulheres lavradoras de café da comunidade rural, gerando trabalho e renda nos períodos de entressafra. 
Possuem uma área de preservação da Mata Atlântica - uma das mais ricas biodiversidades do planeta e uma das mais ameaçadas, com risco de extinção de quase todas suas espécies endêmicas. Como uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) foi declarada “área de conservação da natureza” pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e possui um plano de manejo que define como as atividades serão desenvolvidas para assegurar a conservação da biodiversidade, permitindo apenas atividades de turismo ecológico, educação ambiental e pesquisa científica que não comprometam o equilíbrio ecológico das espécies ali existentes.
O trabalho de conscientização e preservação é uma prática diária. Investem em educação ambiental de forma vivencial, ensinado a reutilização do papel velho, transformando-o em novo, além de visitas monitoradas que reforçam a importância do manejo para a reprodução das espécies. 
Com cores, texturas e estampas feitas a mão que enfeitam as peças de forma original, os produtos são fruto de uma bem-sucedida rede de parcerias que visa promover a sustentabilidade dos atores envolvidos, educação ambiental, ocupação e renda no meio rural, inclusão social da comunidade de baixa renda, levando a estas localidades a oportunidade de capacitação e acesso ao mercado como um dos instrumentos para a construção e o exercício da cidadania.
Produtos limpos que assegurem a qualidade de vida da sociedade com um todo, convidando consumidores a adotarem um estilo de vida mais harmônico que considere as demandas da sociedade e as da natureza. A criatividade, o cuidado com o acabamento e a beleza dos produtos encantam e brindam a vida! Uma vida onde o respeito ao planeta e às futuras gerações é uma verdade e uma prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário