segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

De onde vem a sua água?

Afinal, você sabe "De onde vem a água que você consome todos os dias"? É com esta provocação que a The Nature Conservancy pretende mobilizar os moradores da maior cidade do país a fiscalizar e cobrar por medidas para proteção de suas principais fontes de abastecimento: os rios e lagos que compõem as bacias hidrográficas formadas pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e do Alto Tietê, que vêm sendo gravemente impactados pela intensa urbanização, poluição e degradação dos ecossistemas naturais.

Ainda que menos de 1% da água doce do planeta esteja acessível para consumo, o volume existente hoje é mais que suficiente para abastecer as necessidades da humanidade. Só que a maneira de utilizá-la precisa ser modificada no sentido de um modelo de consumo e de produção mais consciente, que permita a renovação deste recurso precioso de forma sustentável. Assim, é importante que todos tenham o conhecimento de que o consumo de cada um, mesmo individualmente ou em pequenos grupos, provoca impactos significativos nos indivíduos, na sociedade, na economia e no meio ambiente.

Em São Paulo, com o objetivo de criar um incentivo econômico para que a população colabore, diminuindo o consumo de água potável, a Sabesp passa a oferecer ao consumidor que economizar, um desconto em sua conta no final do mês - 30% para os que reduzirem em pelo menos 20% o consumo médio de um período de 12 meses (de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014). 

Reconhecer a origem da água que abastece uma cidade ou município é o primeiro passo para se elevar a conscientização e para se planejar ações adequadas de proteção dos recursos hídricos. Conheça, reflita e faça algo pela proteção dos recursos hídricos de sua cidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário