sábado, 8 de fevereiro de 2014

Moda com Propósito

Chega a lojas selecionadas da Osklen neste mês o resultado do e-ayiti, uma iniciativa da grife de Oskar Metsavaht com o Instituto-e e o International Trade Center (ITC), agência conjunta da ONU + Organização Mundial do Comércio. Mais especificamente, participa deste projeto o Ethical Fashion Initiative, braço do ITC que usa a moda como meio de inclusão social em comunidades carentes de países em desenvolvimento.

O primeiro contato entre a grife e o ITC aconteceu durante o Rio+20 em 2012, na apresentação do e-fabrics, projeto da Osklen + Instituto-e (ONG, a propósito, fundada por Oskar Metsavaht). O ITC se interessou pelo trabalho e convidou Nina Braga, diretora do Instituto-e, a visitar o Haiti em busca de materiais que pudessem ser manipulados pela população local e transformados em acessórios de moda. A linha foi desenhada no Brasil a partir da pesquisa conduzida por Braga; e, então, foi confeccionada no Haiti, com supervisão das Nações Unidas, como uma nova fonte de renda para os artesãos do país. Toda a produção foi comprada pela Osklen, e a ideia é que a parceria seja de longa data.

A linha e-ayiti (=Haiti, em crioulo haitiano, um dos idiomas oficiais do país) inclui colares, pingentes e braceletes confeccionados em materiais como ferro forjado, fios de telefone e tendas de campos de refugiados. As peças têm gravadas a palavra “esperança” em português, francês, inglês e crioulo haitiano, e em braile. A linha e-ayiti tem peças entre R$ 39 e R$ 49 e pode ser encontrada em pontos selecionados da Osklen. http://bit.ly/1eR6OV1

Nenhum comentário:

Postar um comentário