sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Entre Rios

Quais são os limites da intervenção humana? O crescimento das cidades deve ser planejado a serviço de quem? 
É possível produzir um desenvolvimento urbano pautado nos preceitos da sustentabilidade, desenvolvendo a vida econômica e social garantindo o respeito ao meio ambiente?

O documentário "Entre Rios" aborda algumas dessas questões tomando como foco a expansão urbana da cidade de São Paulo e é essencial para entender a lógica que guiou o desenvolvimento da cidade.

O filme faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade e mostra os impactos do plano de urbanização pelo qual a cidade passou na década de 50 quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento.

“Entre Rios" ressalta o fato da urbanização ter priorizado a abertura de espaços para consolidação do automóvel como modelo de transporte às custas da precariedade dos transportes de massa. Tratado como peça-chave no discurso de modernização, muito mais que um meio de locomoção, o carro tornou-se um símbolo de desenvolvimento e hoje faz parte de uma das questões públicas mais urgentes da metrópole, a mobilidade.

Um documentário sobre a ação do homem e como esta intervenção afeta o nosso cotidiano. Um filme que fala por si só. Ao dar preferência ao automóvel, pagamos por isso a cada chuva. http://vimeo.com/14770270

Nenhum comentário:

Postar um comentário