quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Produtos com Propósito






Incrustrada no extremo sul do Brasil e banhada pela maior lagoa do mundo em extensão, uma colônia de pescadores é protagonista de uma inspiradora história de empreendedorismo social. Entre ruas de chão batido, as casas coloridas caprichosamente construídas revela o encanto de um lugar que preserva sua rusticidade. Fundada em 1921, época em que 40 famílias viviam exclusivamente da pesca artesanal, o local abriga hoje cerca de 1.100 famílias que buscam nas águas da maior lagoa do mundo, o sustento através da pesca. 

É um lugar regido pelas safras, onde as chuvas orquestram a fartura ou escassez de peixes e crustáceos. Em um lugar de tanta riqueza cultural, belezas e lendas, nasce uma exuberante coleção de produtos com propósito: peças produzidas pelas mãos de um grupo de mulheres a partir do reaproveitamento de redes de pesca, transformando lixo em arte. As mulheres retiram do material desgastado pelo uso e descartado pelos pescadores a matéria-prima para suas peças. 

Através das mãos habilidosas, o material transforma-se em bolsas, carteiras, chapéus e acessórios com design contemporâneo. As redes de pesca, que serviram para arrastar safras de camarão, se transformam em produtos inovadores tecidos em um rústico tear. 

A iniciativa é promovida por meio de uma rede de parceiros e beneficia centenas de famílias. A coleção traz em cada produto um pouco da vida dessas mulheres, que resistem bravamente ao andar apressado dos tempos modernos. Elas lançaram suas redes de sonhos nas águas da lagoa e hoje apresentam uma safra de peças encantadoras, que além de beleza são carregadas de auto-realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário